Apresentação

O projeto Cantar Portugal pretende envolver, ao longo do tempo, as diferentes comunidades de emigrantes portugueses espalhadas pelo Mundo, em torno da música tradicional portuguesa, onde os próprios gravam e lançam o seu DVD Musical.

 

O projeto é extensivo a todas as gerações de emigrantes portugueses, bem como a luso-descendentes, assumindo-se como um fator de promoção do património musical português junto daqueles que, mesmo tendo já nascido fora de Portugal, podem através da música lembrar e recriar as suas raízes culturais. Contudo, o Cantar Portugal estende-se a todos os que desejem aderir ao projeto, sendo que uma cultura não conhece fronteiras e enriquece-se na partilha de experiências.

 

Paralelamente à gravação do repertório tradicional, propõe-se ainda a criação/orquestração e gravação do hino da comunidade para constar também esse na grelha do DVD, para o qual o Cantar Portugal convida-o/a a participar com a sugestão de uma quadra no momento de inscrição no projeto.

 

No DVD são incluídos:

 

  • Os videoclipes das canções tradicionais portuguesas interpretadas pelos grupos participantes na secção “Canções Tradicionais”;

 

  • O “Hino da Comunidade” criado pelos próprios emigrantes (letra) e interpretado por todos os participantes;

 

  • A apresentação dos agrupamentos musicais participantes na secção “Grupos Musicais”;

 

  • O “Documentário” sobre o Cantar Portugal no contexto do país/cidade onde é realizado.

 

  • As entrevistas realizadas aos representantes de todas as instituições que participaram e apoiaram o projeto localmente na secção “Entrevistas”;

 

  • As imagens dos ensaios que antecederam as gravações na secção “Ensaios”.

 

  • Um “Poster/Booklet” com as fotografias dos grupos participantes.

 

No final do projeto toda a comunidade se reúne no Espetáculo de Lançamento do DVD onde cada grupo sobe agora ao palco para cantar a sua canção. No seu encerramento, todos juntos, plateia e palco, entoam pela primeira vez o hino da comunidade.

 

Tratando-se de um projeto de grande impacto, pretende-se - além de permitir a experiência única de gravação em estúdio e mais tarde a vivência de palco no lançamento do DVD – reunir as comunidades em torno de um desejo comum: Cantar Portugal!

 

Participe…

Traga companhia,

Não cantemos de galo

Mas de alegria!