Etapas do Projeto

O Cantar Portugal desenrola-se de acordo com as seguintes etapas:

Adesão ao Projeto

Os membros da comunidade portuguesa de determinada cidade / região manifestam o seu interesse em realizar o Cantar Portugal na sua comunidade, preenchendo o formulário "Quero Aderir!".

 

Individualmente (membros que não estão ligados a qualquer estrutura associativa), ou em grupo (responsáveis de associações, grupos culturais, grupos de catequese, turmas de português, etc.), efetuam o seu pedido de adesão através deste formulário.

Inscrições e Planificação

A partir do momento em que exista um nº de pedidos de adesão suficiente que justifique o arranque do projeto, este inicia-se passando a constar na secção "Comunidades / Projetos em Curso". É então acionada toda a logística de planificação e organização, com a coordenação feita a partir de Lisboa.

 

Entre outros aspetos, o coordenador irá solicitar a inscrição dos diferentes membros / grupos da comunidade, calendarizar os ensaios, definir as canções a gravar, estabelecer as datas das gravações e lançamento do DVD, etc...

Ensaios

Cada grupo então formado ensaia durante 2 semanas (uma ou duas vezes por semana) a canção que lhe foi atribuída, com o apoio de um maestro da Clave de Soft. O local do ensaio será, sempre que possível, o do próprio grupo envolvido.

 

Cada grupo ensairá, além da sua canção, o hino da comunidade para o qual poderá contribuir com o poema no momento da inscrição.

Gravação

As canções ensaiadas pela comunidade são gravadas (áudio e vídeo) num auditório local. Nesse(s) dia(s), cada grupo de inscritos desloca-se ao auditório onde foi montado previamente um estúdio móvel, para a realização de uma sessão de gravação com a duração de 1h onde são captadas as vozes e imagens que darão origem aos videoclipes a constar no DVD.

 

Os grupos culturais (ranchos folclóricos, tunas, bandas filarmónicas, etc.) da comunidade que integrarão a secção “Grupos Musicais” do DVD são igualmente gravados durante este período.

Produção

Findo o período de gravação, todos os conteúdos audiovisuais são trabalhados nos Estúdios da Clave de Soft, em Lisboa, onde é realizada a pós-produção áudio e vídeo necessária à criação do DVD-Master para posterior duplicação na fábrica.

Lançamento

No final do Cantar Portugal é organizado um espetáculo para apresentação do trabalho editado a toda a comunidade portuguesa. Os participantes reúnem-se agora para o desfile em palco das canções, interpretadas ao vivo pelos diferentes grupos. As imagens do DVD são nesse momento projetadas em ecrã gigante.

 

O evento de lançamento, sempre que possível, será transmitido para todo o Mundo pela internet permitindo-se assim que familiares e amigos da comunidade participante possam, ainda que fisicamente distantes, acompanhar o evento.

Para mais esclarecimentos, poderá consultar as nossas Perguntas Frequentes.