GENÈVE | Realizado Mar 2014

Tendo sido a comunidade escolhida para a realização da primeira edição do "Cantar Portugal", foi uma aposta inteiramente ganha, com grupos não só de Genève mas também de Lausanne, Payerne e Montreux, numa participação cheia de entusiasmo.

 

Turmas de ensino de português, grupos folclóricos, uma tuna, grupos de concertinas, ... , todos unidos com um mesmo objetivo: ensaiar, gravar e editar um DVD com canções do nosso património.

 

Um sucesso que só quem presenciou o lançamento deste trabalho na Grande Salle Communale de Plainpalais, no dia 27 de abril de 2014, em Genève, pode testemunhar.

 

Fica agora a vontade de repetir a iniciativa em anos futuros...

Graças à rede de divulgação estabelecida com o Consulado-Geral de Portugal em Genebra, os Serviços de Coordenação de Ensino de Português na Suíça, o programa radiofónico Portugalidades - Instituição Promotora do projeto em Genève - e outros media, em conjunto com o empenho da embaixadora do projeto na região, a cantora Sandra Cardoso, envolveu-se direta e indiretamente mais de mil participantes.

Excertos de canções gravadas

Excertos de entrevistas

São muitos destes, alunos da entusiasta professora Paula Santos e membros de agrupamentos musicais que assim animam o primeiro DVD Cantar Portugal com 11 temas tradicionais portugueses.

Além do repertório tradicional, e após a criação de um poema pelos próprios emigrantes, este foi musicado e orquestrado dando origem ao Hino da Comunidade Portuguesa de Genève que esperamos, possa vir a ser cantado por muitas gerações de portugueses emigrados na Suíça.

  • Hino da Comunidade Portuguesa de Genève
  • -
  • João Mota Oliveira (música)
00:00 / 00:00

Espetáculo de Lançamento do DVD - Grande Salle de Plainpalais - 27/Abril/2014 (Fotografia: Carlos Serra)

Menu do DVD Cantar Portugal de Genève

Um agradecimento especial à Comunidade Católica de Língua Portuguesa de Genève pela concessão de espaço para as gravações do DVD e à organização das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Genève por acolher a festa de lançamento do DVD. Um espetáculo que emocionou pelo envolvimento não só dos participantes bem como dos seus familiares e amigos, num ato de partilha e grande convívio.

 

É isto ser comunidade!...

 

É isto Cantar Portugal!...

 

Os grupos musicais participantes foram também convidados a gravar o seu próprio repertório no DVD, cada um com o seu videoclipe, tornando assim o Cantar Portugal numa "montra" do trabalho desenvolvido pelas associações culturais além fronteiras que todos os dias contribuem para a preservação das nossas tradições e do nosso património.

 

No espetáculo de lançamento, mais de mil portugueses levaram ao rubro a “Grande Salle Communale de Plainpalais” interpretando os temas gravados no DVD, bem com o hino, altura em que estiveram também presentes altas individualidades, nomeadamente o Cônsul Geral de Portugal, Dr. Miguel de Calheiros de Velozo.

 

Amanhã, cada vez mais perto dos agentes dinamizadores de diferentes comunidades, poderemos ir ainda mais longe.

Ensaios dos grupos em Genève