GENÈVE e VAUD | Realizado Jun 2015

Depois do sucesso obtido com a 1ª edição do «Cantar Portugal» em Genève, surge a vontade de repetir a experiência no ano seguinte, levando-a a novas comunidades limítrofes da cidade de Genève.
 

Reunimos assim nesta 2ª edição as comunidades de Genève, Lausane e Vaud, com a participação de novos grupos de emigrantes: alunos, paróquias e associações culturais, bem como alguns repetentes.
 

Com as gravações a decorrer nos dias 9 e 10 de maio, o lançamento deste novo trabalho aconteceu, da mesma forma que na 1ª edição, na Grande Salle Communale de Plainpalais, no dia 14 de junho de 2015.

 

Ficam aqui algumas imagens que comprovam o entusiasmo das comunidades portuguesas na Suíça em mais uma edição do «Cantar Portugal».

Apresentação

Os nossos agradecimentos à Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, ao Consulado-Geral de Portugal em Genebra, à Coordenação de Ensino Português na Suíça, ao Banco Santander, à Comunidade Católica de Língua Portuguesa de Genebra, à Laços – Associação Cultural Luso-Suíça, à ACEP – Associação Cultural de Expressão Portuguesa, à FCSH e ao INET-MD.

Excertos de canções gravadas

Excertos de entrevistas

Um agradecimento especial ainda à Embaixadora desta 2ª edição do Cantar Portugal na Suíça, Alison Lima e à grande impulsionadora deste projeto em Genève, pela 2ª vez, a prof.ª Paula Santos.

Esta 2ª edição do Cantar Portugal foi o culminar de uma experiência de ensaios e gravação de 14 canções do Cancioneiro Popular Português, bem como do hino da comunidade que nasceu na sua 1ª edição, com letra baseada nas sugestões dos próprios emigrantes.

Hino da Comunidade Portuguesa de GenèveJoão Mota Oliveira (música)
00:00

Espetáculo de Lançamento do DVD - Grande Salle de Plainpalais - 14/Junho/2015 

Menu do DVD Cantar Portugal de Genève

Os grupos musicais participantes foram também convidados a gravar o seu próprio repertório no DVD, cada um com o seu videoclip, tornando assim o Cantar Portugal numa "montra" do trabalho desenvolvido pelas associações culturais além fronteiras que todos os dias contribuem para a preservação das nossas tradições e do nosso património.

 

No espetáculo de lançamento, mais de mil portugueses levaram ao rubro a “Grande Salle Communale de Plainpalais” interpretando os temas gravados no DVD, bem com o hino, altura em que estiveram presentes altas individualidades, nomeadamente o Cônsul Geral de Portugal, Dr. Miguel de Calheiros de Velozo.

 

Amanhã, cada vez mais perto dos agentes dinamizadores de diferentes comunidades, poderemos ir ainda mais longe.

O projeto Cantar Portugal visa reunir os membros da comunidade portuguesa bem como aqueles que partilham o interesse pela Língua e pela Cultura Portuguesa em torno das suas tradições musicais e da sua ligação a Portugal.

 

É isto ser comunidade!...

 

É isto Cantar Portugal!...

 

Ensaios dos grupos em Genève