PARIS | Projeto em Curso

Depois do sucesso obtido com a realização do Cantar Portugal na Suíça, Genève, chegou a vez de Paris.

 

O projeto encontra-se na fase de ensaios estando a equipa do Cantar Portugal já no terreno com a missão de ensaiar os diferentes grupos inscritos, entre os dias 28 de fevereiro e 13 de março.

 

A gravação do DVD decorrerá no fim-de-semana imediata-mente a seguir, de 14 e 15 de março, na Salle de La Sirène - Orchestre d'harmonie de Paris e Auditorium de Viroflay, respetivamente.

 

A coordenação do Cantar Portugal está a entrar em contacto com os grupos ainda não inscritos da comunidade portuguesa em Paris que pretendam aproveitar a presença da equipa do Cantar Portugal no terreno para não perderem esta oportunidade única de participar.

 

As coletividades (ex: associações, turmas de português, grupos de catequese...) que ainda não se inscreveram, estão desde já convidadas a formarem o seu próprio grupo (um ou mais grupos), enviando o seu pedido de adesão através do formulário "Quero Aderir!". Aqueles que pretenderem inscrever-se individualmente poderão fazê-lo segundo o mesmo processo, de forma a que a coordenação possa inseri-los num grupo da sua localidade.

Para mais informações poderão escrever para filipa@clavedesoft.pt ou contactar a CCPF, Instituição Promotora do “Cantar Portugal” em Paris (clicar no logo em baixo). Um especial agradecimento à embaixadora do Cantar Portugal em Paris, a cantora luso-descendente Madalena Trabuco, bem como ao Consulado-Geral de Portugal em Paris pela colaboração prestada.

 

O projeto conta com o patrocínio da Aigle Azur, do Délices du Pays e o apoio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, do Camões, I.P., do INET, da FCSH, da Associação Amicale Portugaise de Viroflay, da Cap Magellan e da Lusopress.

Contagem decrescente para o início das gravações

na Salle de La Sirène e Auditorium de Viroflay

Notícias Cantar Portugal em Paris

03.mar.2015

Início dos Ensaios em Paris

 

Os ensaios do «Cantar Portugal» em Paris estão a decorrer a bom ritmo, com a equipa da Clave de Soft - João Mota Oliveira (maestro) e Sónia Ribeiro (assistente) - no terreno desde o dia 28 de fevereiro.

 

Tal como prometido, disponibilizamos a seguir um leitor com o hino da comunidade portuguesa em Paris, atualmente a ser ensaiado aos diferentes grupos inscritos, bem como os links para quem pretenda descarregá-lo (música e letra).

Hino Cantar Portugal em Paris -
00:00 / 00:00

Letra: Emigrantes em Paris  |  Música: João Mota Oliveira

17.mar.2015

Gravações Cantar Portugal em Paris - Um projeto da comunidade para a comunidade, aberto a todos

Num ambiente verdadeiramente festivo, o Cantar Portugal em Paris congregou elementos da comunidade de origem portuguesa e de outras proveniências num projeto de partilha e de união entre os seus participantes. As gravações do DVD Cantar Portugal em Paris, que começaram ainda na manhã de sexta-feira dia 13 de março e que se estenderam até domingo dia 15 de março à noite, foram feitas de sorrisos, comoção, entusiasmo e dedicação no momento de dar voz às diferentes canções tradicionais portuguesas bem como o hino da comunidade interpretadas pelos 22 grupos inscritos. Para a Embaixadora do projeto, a cantora lusodescendente, Madalena Trabuco, que gravou o hino da comunidade com o maestro João Mota Oliveira e os diferentes participantes, os sorrisos, o entusiasmo e as vozes de todos os presentes irão ficar para sempre na sua memória.

Um agradecimento especial a todos os que tornaram este evento possível, apoiando a Clave de Soft na sua organização. Esta foi uma iniciativa desenvolvida localmente com a CCPF, o patrocínio da companhia aérea oficial Aigle Azur e do Délices du Pays – Spécialités Portugaises e o apoio institucional da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. Obrigado também ao apoio do INET-MD, da FCSH, do Consulado-Geral de Portugal em Paris, do Camões, I.P., da Association Culturelle Amicale Franco-Portugaise Intercommunale de Viroflay, da CAP MAGELLAN, da Lusopress e dos media que nos têm apoiado a nível de divulgação como a Lusa, a Rádio Alfa e o LusoJornal.

Aqui fica a lista das 20 canções tradicionais gravadas por elementos de cerca de 30 grupos distintos, alguns dos quais agregados para cantarem uma mesma canção:

 

  • Alunos do CP, CE1 e CE2 da Escola de Romainville B – Ti’Anica de Loulé

  • Alunos do CM1 e CM2 da Escola de Romainville B – Trai Trai

  • Rancho Folclórico Flores do Minho d’Asnières – Milho verde

  • Alunos de Português e Encarregados de Educação da Paróquia de Gentilly – Era ainda pequenina  

  • Alunos do Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye – Oliveira da Serra

  • Alunos da Escola Alesia 12-14 Paris + Alunos da Escola rue de l’Ouest + Alunos da Escola Saint-Jacques – A Machadinha

  • Grupo de jovens e crianças da paróquia de Gentilly + coral da paróquia de Gentilly – Diabo do belho

  • Grupo Vento Sueste + alunos do Inst. Lusóf. (APCS) + Alunos da APL (Villepinte) – Ao passar a ribeirinha

  • Rancho Meu País (Maison-Alfort) – Não quero que vás à monda

  • Alunos da Escola Primária Amédée Dunois + Alunos da Escola Primária Anatole France - Alecrim

  • Rancho Portugal Novo de Colombes – Ó rama, ó que linda rama

  • Elementos do Rancho da Associação Portugueses Unidos com Todos do Vale de Montmorency – Ó Ferreiro

  • Grupo Folclórico da Casa de Santa Marta de Portuzelo (Pantin) – Chula de Viana

  • Rancho Saudades de Portugal da Association Portugaise Intercommunale de Sainte Geneviève des Bois - Os olhos da Marianita 

  • Grupo de Cantares da Association Amicale Culturelle Franco-Portugaise Intercommunale de Viroflay – Vira do Minho

  • Grupo de paroquianos do Sanctuaire de Notre Dame de Fátima e amigos – O Malhão

  • Grupo Encontro + LusoCorinho (Clayes-sous-Bois) – As armas do meu adufe

  • Rancho Esperança da ACPUO (Les Ulis) – Margarida Moleira

  • Grupo Folclórico da Association Socio-Culturelle & Recréative Saudades de Portugal (Champigny-sur-Marne) – Ora ponha aqui o seu pezinho

  • Rancho da Association Franco-Portugaise de Puteaux - Laurindinha

 

14.mai.2015

 

Espetáculo de apresentação do DVD Cantar Portugal em Paris

 

No domingo dia 31 de maio, a partir das 14.30, serão realizadas 2 sessões de apresentação do DVD Cantar Portugal em Paris, na Salle des Fêtes Léo Ferré, 06, rue Charles Michels, em Bagneux. Serão apresentadas as canções tradicionais orquestradas pela Clave de Soft interpretadas pelos diferentes grupos participantes bem como o hino da comunidade, criado especialmente para a ocasião. 

 

O espetáculo conta com a participação da Embaixadora do Cantar Portugal em Paris, Madalena Trabuco, e de Júlia Ribeiro.

 

O evento tem lotação limitada. Caso queira reservar o seu lugar, queira por favor enviar um e-mail para filipa@clavedesoft.pt .

 

Agradecemos uma vez mais a todos os parceiros a sua contribuição para a realização deste projeto. Esta foi uma iniciativa desenvolvida localmente com a CCPF, o patrocínio da companhia aérea oficial Aigle Azur e do Délices du Pays – Spécialités Portugaises e o apoio institucional da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. Obrigado também ao apoio do INET-MD, da FCSH, do Consulado-Geral de Portugal em Paris, do Camões, I.P., da Association Culturelle Amicale Franco-Portugaise Intercommunale de Viroflay, da CAP MAGELLAN, da Lusopress e dos media que nos têm apoiado a nível de divulgação como a Lusa, a Rádio Alfa e o LusoJornal.