Perguntas Frequentes (FAQ's)

Posso participar no projeto?

O projeto destina-se a comunidades de portugueses e luso-descendentes em qualquer parte do Mundo. Contudo, outras pessoas poderão participar, motivadas para cantar em português e partilhar com a comunidade portuguesa um momento marcado pela vivência e recriação conjunta de tradições portuguesas.

 

 

O projeto realiza-se na região onde vivo?

A realização do projeto em determinada cidade/região onde se concentra uma comunidade de portugueses apenas depende da sua motivação para aderir a esta iniciativa, preenchendo para tal o formulário "Quero Aderir!".

 

 

O que preciso fazer para aderir?

Para aderir, apenas tem de preencher o formulário "Quero Aderir!" e incentivar os restantes membros da sua comunidade a fazerem o mesmo. Após um nº significativo de pedidos de adesão, o projeto passará a constar na secção "Comunidades / Projetos em Curso".

 

 

Quero aderir com o meu grupo. Como posso fazer?

Se pretender aderir ao Cantar Portugal com o seu grupo / associação / turma de português, deverá preencher o formulário "Quero Aderir!" mencionando o nome do grupo / associação / turma de português bem como o nº de membros que prevê participarem no projeto.

 

 

Após enviar o formulário "Quero Aderir!", como é que sei se o projeto se realiza na minha comunidade?

Assim que enviar o pedido de adesão através do formulário "Quero Aderir!", iremos estabelecer contacto consigo para o colocar ao corrente da viabilidade do projeto na sua comunidade. Nesta fase é importante que o seu interesse no projeto seja ativo e não apenas passivo, isto é, que incentive outros membros da mesma comunidade (familiares, amigos, colegas) a preencher e enviar também o formulário "Quero Aderir!".

 

 

A comunidade onde resido aparece neste website na secção "Comunidades - Projetos em Curso". O que significa?

Significa que houve um nº de pedidos de adesão ao Cantar Portugal na sua comunidade que viabilizaram a sua realização. Caso pretenda aderir, deverá preencher o formulário "Quero Aderir!" e aguardar que o/a contactem. Se os ensaios ainda não começaram ou mesmo estando a decorrer, poderemos tentar inseri-lo/a num grupo.

 

 

O que acontece depois da minha comunidade aparecer na secção "Comunidades - Projetos em Curso"?

A partir do momento em que a realização do Cantar Portugal na sua comunidade é viável, dá-se início à fase de inscrições e planificação do projeto. A coordenadora contacta então todos os pedidos de adesão para confirmar e solicitar a sua inscrição no projeto.

 

 

Se já preenchi o formulário "Quero Aderir!" porque é que tenho de me inscrever?

O formulário "Quero Aderir!" tem como principal função dar a indicação sobre a viabilidade do projeto na comunidade. Essa viabilidade acontece assim que é atingido um nº mínimo de pedidos de adesão.

A inscrição no projeto dá-se na fase seguinte, quando o projeto provou ser viável, sendo fundamental para que se possa saber, por cada membro que irá participar, a seguinte informação:

  • canção favorita;

  • horário e local pretendido para os ensaios;

  • quadra para o hino da comunidade;

 

 

Quem é que me vai pondo a par do andamento do projeto?

Toda a informação relativa ao andamento do projeto estará disponível neste website na secção que diz respeito à sua comunidade. No entanto, a coordenadora do Cantar Portugal irá contactando por e-mail todos os inscritos de forma a manter os participantes a par da informação referente ao seu projeto.

Caso tenha dificuldade com este canal de comunicação (e-mail), contacte um familiar, amigo ou associação / coletividade a que pertença para o/a ajudar a criar/utilizar o e-mail ou então forneça o e-mail de um familiar ou amigo que lhe possa transmitir estas informações. 

 

 

Quem financia o projeto Cantar Portugal?

A primeira edição do Cantar Portugal contou com o apoio financeiro da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas que reconheceu a importância e a pertinência deste projeto. Para as edições seguintes contamos, neste momento, com o apoio de empresas e outras instituições que queiram apoiar a realização do projeto numa dada região. 

Os participantes não terão de pagar nenhuma taxa de inscrição para participar no projeto.

 

 

Se o DVD não vender, quem paga o projeto?

O risco financeiro do projeto é inteiramente da Clave de Soft, a entidade promotora do projeto. Os participantes não terão de assumir qualquer encargo caso a venda do DVD não venha a cobrir as despesas previstas. 

No entanto, conta-se com todas as entidades divulgadoras e promotoras do projeto para que sensibilizem para a relevância e interesse desta atividade junto das comunidades portuguesas e do público em geral.

 

 

Qual o preço de venda do DVD?

O preço final de cada unidade de DVD pode variar entre os 15 e os 25 euros, consoante os apoios que venham a existir e o número de participantes.

 

 

Onde se poderá comprar o DVD?

Está previsto que o DVD possa ser desde logo encomendado junto dos profissionais da Clave de Soft durante os ensaios e gravações do DVD ou através deste website, na secção que diz respeito à sua comunidade.

No dia do lançamento do DVD também será possível adquiri-lo e, depois do lançamento, procurar-se-á disponibilizar o DVD através de outros canais e entidades que o queiram divulgar e promover.

 

 

O que contém o DVD Cantar Portugal?

O DVD Cantar Portugal contém:

  • os videoclipes das canções tradicionais portuguesas interpretadas pelos grupos participantes, na secção “Canções Tradicionais”;

  • os videoclips dos agrupamentos musicais participantes, na secção “Grupos Musicais”;

  • o “Hino da Comunidade” criado pelos próprios emigrantes (letra) e interpretado por todos os participantes;

  • o “Documentário” sobre o Cantar Portugal no contexto do país/cidade onde é realizado;

  • os videoclips dos ensaios que antecedem as gravações, na secção “Ensaios”;

  • os vídeos promocionais das empresas apoiantes, realizados e produzidos pela Clave de Soft para o efeito, na secção “Patrocínios”;

  • as entrevistas realizadas aos representantes das instituições que participaram e apoiaram o projeto localmente na secção “Entrevistas”;

  • um “Poster/Booklet” com as fotografias dos grupos participantes;

 

 

Quantas canções terá o DVD?

O número de canções de cada DVD variará de acordo com o número de inscritos, situando-se regra geral entre as 10 e as 15 canções tradicionais, às quais se junta o hino da comunidade.

 

 

Por quantos participantes será cantada cada canção?

Estão previstos grupos de 50 inscritos para cada canção, muito embora este número possa ser superior. São aceites incrições de grupo a partir de 25 elementos.

 

 

Como são escolhidas as canções do DVD?

No formulário de inscrição disponibilizado pelo coordenador, cada participante deverá escolher uma canção do repertório de canções do Cancioneiro Popular Português, previamente selecionado pela Clave de Soft. 

 

 

A canção que escolher é aquela que vou cantar?

Para as inscrições de grupo é possível reservar a canção que o grupo deseje cantar, desde que não tenha sido já escolhida por outro grupo. Os que tenham demonstrado vontade em aderir participando individualmente serão inseridos num grupo já constituído ou que se vier a formar entre os participantes individuais, sendo a canção mais votada pelos seus constituintes aquela que lhe irá ser atribuída. Caso tal não seja possível, a canção será selecionada informaticamente.

 

 

Quais as canções disponíveis para gravação?

As canções disponíveis para gravação pertencem à compilação da Clave de Soft intitulada “Cancioneiro Popular - Um Tesouro a Descobrir”. Para aceder às canções consulte a categoria “Repertório” do Menu que se encontra no lado esquerdo da página de abertura do sítio www.cantarportugal.com . No caso de grupos musicais com repertório tradicional, é possível - no dia das gravçaões - registarem uma canção do próprio repertório.

 

 

Quem faz o hino da comunidade?

O compromisso da Clave de Soft é o de compor a música do hino e orquestrá-la sinfonicamente a partir das melhores quadras propostas pelos participantes no ato da inscrição. Por questões de métrica e de forma a permitir reunir as principais ideias/sentimentos que os participantes desejam passar, algumas quadras são adaptadas pela Clave de Soft. 

 

 

Quanto tempo dura o projeto Cantar Portugal?

A partir do momento em que as inscrições são encerradas, conta-se dar início ao projeto no espaço máximo de um mês, procedendo-se à gravação do DVD no fim-de-semana imediatamente a seguir às duas semanas de ensaios. O espetáculo de lançamento deverá ocorrer após 4 a 5 semanas da gravação do DVD, dando tempo à Clave de Soft para produzir o DVD. Tudo somado, serão assim necessários cerca de dois meses e meio. Este período de tempo pode variar em função da disponibilidade de sala para a realização do espetáculo nas localidades onde o projeto for realizado.

 

 

Em que horários se realizam os ensaios?

Nas inscrições de grupo é possível assinalar os horários mais convenientes para a realização dos ensaios. Aqueles que se quiserem inscrever individualmente ou em pequenos grupos poder-se-ão juntar a outros grupos participantes e com esses realizarem os ensaios ou então ensaiarem numa faixa horária comum a um determinado número de participantes individuais. 

 

 

Por região, em que zonas se concentram os ensaios e as gravações?

O Cantar Portugal será gravado, preferencialmente, numa zona central das cidades onde se vier a realizar (como sucedeu em Genève), onde se possa contar com uma boa rede de transportes e acesso a espaços que tenham possibilidade de acolher diferentes grupos.

Para os ensaios, a Clave de Soft procurará ir ao encontro do grupo constituído para o efeito, na sede onde regularmente se encontra ou num espaço com capacidade para albergar os participantes. 

 

 

Em que espaços são realizados os ensaios e a gravação do DVD?

Os locais para os ensaios serão escolhidos de acordo com a disponibilidade e a cedência de espaços que permitam albergar em boas condições um grupo de 50 pessoas. No caso de grupos como associações ou turmas que disponham de um espaço onde normalmente se reúnem, dar-se-á prioridade a estes para a realização dos ensaios.

Já as gravações decorrerão, preferencialmente, numa sala/auditório que reúna igualmente boas condições acústicas de modo a garantir a qualidade da captação áudio e vídeo, sala essa para onde será deslocado um estúdio-móvel nos dias de gravação.

 

 

Que canções são ensaidas durante os ensaios?

Ensaia-se a canção orquestrada pela Clave de Soft que será cantada pelo conjunto de participantes bem como o hino da comunidade participante.

 

 

Em que espaço é realizado o lançamento do DVD?

O espetáculo de lançamento do DVD é realizado numa sala com capacidade suficiente para albergar cerca de 1000 pessoas, com palco ou estrado que permita dispor os participantes por filas (para a interpretação da sua canção), com boas condições acústicas e de iluminação, com possibilidade de projeção de imagens e, preferencialmente, com acesso à internet. Caso uma associação o entenda, o espetáculo de lançamento do Cantar Portugal pode ser inserido no seu programa de eventos anual. 

 

 

Se não puder participar no espetáculo de lançamento, estou impedido/a de participar na gravação do DVD?

Não, de todo. Caso não possa estar presente no dia do espetáculo não deverá deixar de participar, caso possa, nos ensaios e nas gravações do DVD. A sua participação é a alma do projeto!

 

 

Quero participar mas tenho pouca disponibilidade para os ensaios. Mesmo assim posso participar?

Entre em contacto connosco e comunique-nos o horário que mais lhe convém. É possível abrir faixas horárias excecionais se houver um número de participações suficientes. De qualquer forma, caso não seja possível participar nesta primeira edição, iremos convidá-lo/a a participar num próximo projeto que venha a abrir na sua região.

 

 

É possível haver mais de um projeto na mesma região?

Sim. Mesmo que as inscrições na sua localidade já tenham encerrado, não hesite em contactar-nos para pensarmos numa outra edição do projeto Cantar Portugal na zona onde reside. 

 

 

De que forma os encarregados de educação autorizam os seus educandos a participar no projeto Cantar Portugal? 

A autorização do/a menor de 18 anos é necessária apenas para permitir que esse/a possa participar nos momentos de captação de imagem do projeto. Para isso, os encarregados de educação deverão ser devidamente informados. Assim sendo, bastará que o/a menor que se apresente sozinho/a nas gravações tenha consigo nessas mesmas ocasiões a autorização do seu encarregado de educação. 

 

 

Há alguma hipótese de fazer os meus familiares em Portugal e noutros locais do mundo assistirem ao espetáculo de lançamento do DVD?

Sim. Desde que a sala de espetáculo disponha de ligação à internet, contamos com a ajuda das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) para irmos ao encontro de todos quantos queiram seguir o espetáculo online. A ideia é proporcionarmos, nesse dia, um verdadeiro momento de comunhão entre as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, reunindo um universo que, apesar de disperso, é um só! 

 

 

Caso tenha alguma outra questão que queira colocar, não hesite em contactar-nos. Contamos consigo!

 

 

Tel:  (00351) 217 524 795

Email: geral@clavedesoft.pt