Quem Somos
A Clave de Soft surge em 1999 com o objetivo de promover o ensino da música em Portugal.
Sendo a atividade do “Canto” uma das mais importantes formas de expressão no desenvolvimento de competências na área da música, a Clave de Soft inicia a sua ação a partir de um projeto intitulado “Cancioneiro Popular ‐ Um Tesouro a Descobrir” que tem por objetivo envolver toda uma comunidade educativa ‐ alunos, pessoal docente e não docente e encarregados de educação - na gravação de um trabalho discográfico com canções tradicionais portuguesas.
Desde então tem vindo a editar centenas de trabalhos para diversas instituições portuguesas, criando novos repertórios - Canções do Mundo, Canções de Natal, Canções Celtas, entre outros - e ampliando o seu raio de ação para outros países - Espanha (www.clavedesoft.net) e França (www.clefdesoft.net).
Com uma equipa pluridisciplinar de professores de música, maestros, compositores, músicos e atores, técnicos de som e vídeo, a Clave de Soft detém um currículo de mais de 800 instituições públicas e privadas de Norte a Sul do País (continente e ilhas) com as quais tem vindo a colaborar no âmbito destes projetos. O “Cancioneiro Popular - Um Tesouro a Descobrir” conta, a partir de 2004, com o apoio do Ministério da Educação para a sua divulgação e é reconhecido, em 2006, como “Projeto de Interesse Cultural” por parte do Ministério da Cultura.
Paralelamente a este eixo de ação, a Clave de Soft desenvolve um outro conjunto de atividades, todas elas com o mesmo espírito: educar pela música!
Em 2005 cria a “Academia de Música de Telheiras” com o objetivo de oferecer a toda a comunidade de Telheiras e freguesias limítrofes um serviço educativo artístico com o programa definido de acordo com o plano de estudos realizado no Conservatório Nacional.
Desde então, oferece às Instituições do pré‐escolar e do ensino básico um conjunto de "Ateliês Musicais" orientados por músicos profissionais de orquestra, produtores musicais, compositores, maestros.
No ano letivo 2006/2007 aposta fortemente na implementação do programa de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), acabando por ganhar o concurso público em todas as escolas do concelho de Oeiras e grande parte das escolas de Lisboa, trabalhando diretamente com mais de 200 professores de música para dar resposta a este aliciante programa do Ministério da Educação.
Em 2007 abre o seu “Estúdio de Gravação Audiovisual” com duas salas de captação onde desenvolve diversos projetos, que vão desde a gravação de artistas a solo, coros, bandas, filarmónicas, ranchos folclóricos, passando por locuções para rádio e filmes institucionais até filmes publicitários e novos desafios que estão sempre a surgir.
Em 2013 lança-se num novo desafio - levar às comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo a possibilidade de se unirem em torno da música gravando e editando o seu próprio DVD Musical com canções tradicionais portuguesas.
Após 14 anos de existência, continua a trabalhar na plena convicção de que o ensino da música deve ser encarado como uma peça fundamental no desenvolvimento harmonioso da sociedade portuguesa.
Para mais informações queira por favor consultar o sítio www.clavedesoft.pt