PARIS | Realizado Mai 2015

Depois do sucesso obtido com a estreia do Cantar Portugal na Suíça - Genève, chegou a vez de Paris.

 

Os ensaios com os diferentes grupos decorreram no período de 28/fev a 13/mar que culminou nos dias de gravação, a 14 e 15 de março, na Salle de La Sirène - Orchestre d'harmonie de Paris e no Auditorium de Viroflay, respetivamente.

 

À semelhança do que acontecera em Genève, foram duas semanas repletas de emoção, convívio e boa disposição onde cerca de 30 grupos se entregaram ao trabalho dirigido pelo maestro João Mota Oliveira.

 

Mais tarde, foi o grande dia da apresentação do DVD, já editado, a 31 de maio, e que obrigou à realização de duas sessões na sala gentilmente cedida pela Maire de Bagneux, Madame Marie-Hélène Amiable, num espetáculo único com a cantora e embaixadora do Cantar Portugal em Paris, Madalena Trabuco, e a participação especial da cantora Júlia Ribeiro.

Fruto de uma colaboração entre o Consulado-Geral de Portugal em Paris, os Serviços de Coordenação de Ensino de Português em França e a CCPF, Instituição Promotora do “Cantar Portugal” em Paris, em conjunto com o empenho da sua embaixadora, a cantora Madalena Trabuco, envolveu-se nesta edição mais de 1500 emigrantes e luso-descendentes entre associações, turmas de português e grupos paroquianos.

Excertos de canções gravadas

Excertos de entrevistas

Num ambiente verdadeiramente festivo, o Cantar Portugal em Paris congregou elementos da comunidade de origem portuguesa e de outras proveniências num projeto de partilha e de união entre os seus participantes.

Tal como é apanágio do projeto «Cantar Portugal», os emigrantes que participaram foram convidados a criar uma letra, mais tarde musicada e orquestrada, dando assim origem ao Hino da Comunidade Portuguesa em Paris, o qual poderá ser escutado no leitor ao lado.

  • Hino da Comunidade Portuguesa em Paris
  • -
  • João Mota Oliveira (música)
00:00 / 00:00

Espetáculo de Lançamento do DVD - Salle des Fêtes Léo Ferré, em Bagneux  - 31/Maio/2015

Menu do DVD Cantar Portugal em Paris

Um agradecimento especial a todos os que tornaram este evento possível, apoiando a Clave de Soft na sua organização. Esta foi uma iniciativa desenvolvida localmente com a CCPF, o patrocínio da companhia aérea oficial Aigle Azur e do Délices du Pays – Spécialités Portugaises e o apoio institucional da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

 

É isto ser comunidade!...

 

É isto Cantar Portugal!...

 

Os grupos musicais participantes foram também convidados a gravar o seu próprio repertório no DVD, cada um com o seu videoclipe, tornando assim o "Cantar Portugal" numa montra do trabalho desenvolvido pelas coletividades portuguesas além fronteiras que todos os dias contribuem para a preservação das nossas tradições e do nosso património.

 

No espetáculo de lançamento, mais de mil portugueses levaram ao rubro a Salle des Fêtes Léo Ferré, em Bagneux, interpretando os temas gravados no DVD, bem com o hino, altura em que estiveram também presentes altas individualidades, nomeada-mente o Cônsul Geral de Portugal em Paris, Dr. Pedro Lourtie.

 

Amanhã, cada vez mais perto dos agentes dinamizadores de diferentes comunidades, poderemos ir ainda mais longe.

Ensaios dos grupos em Paris